Ferramentas do google para fazer referência

Como fazer?

se você escrevendo seu TCC, ou algum trabalho acadêmico, com certeza precisa de ferramentas para fazer as referências das suas revisões bibliográficas. Fazer as referências corretamente é muito importante e os aplicativos do Google tem as ferramentas para lhe auxiliar na pesquisa e na elaboração das suas referências. Por risso, eles são essenciais para sua pesquisa e podem facilitar muito a sua vida! Utilizando o Google Docs, Google Acadêmico e Google Livros você vai poder fazer todas as referências do seu trabalho de forma rápida e fácil. Leia o texto completo e descubra como utilizar essas ferramentas!

Por: Diego A. Gonzaga | Publicado em 9 de junho de 2021

Google Acadêmico

Se você está escrevendo, ou fazendo uma pesquisa acadêmica, precisa conhecer o Google Acadêmico (ou Google Scholar). Esta é uma versão do Google que considera, em sua base de dados, para busca de informações, apenas os acervos de periódicos acadêmicos, organizações profissionais, repositórios de universidades e demais entidades acadêmicas.

Se você está escrevendo qualquer trabalho acadêmico, TCC, monografia, ou mesmo delimitando seu objeto de busca, usar o Google acadêmico é fundamental. Lançado em uma versão beta em 2004, hoje ele inclui a maior parte de revistas e livros online revisados por pares, artigos de conferência, pré-impressões, teses e dissertações, resumos, relatórios técnicos e outras literaturas acadêmicas, entre elas, pareceres de tribunais e patentes.

Embora o tamanho do banco de dados do Google Scholar não seja divulgado pelo Google, pesquisadores estimam que ele contenha cerca de 389 milhões de documentos, tornando-se o maior mecanismo de pesquisa acadêmica do mundo.

Além da sua importância como portal de pesquisa, o Google Acadêmico é uma excelente ferramenta para fazer as referências, já que ele facilita o trabalho de coleta das informações dos documentos pesquisados. Ela disponibiliza informações de como fazer as citações de trabalhos em três formatos: nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), da MLA (Modern Language Association) e da APA (American Psychological Association).

Para acessar essas informações basta escolher qual documento você deseja citar, acessar o sublink aspas (“) para acessar as informações para citação:

Daí, escolhe-se qual o estilo de referência utilizar e pronto, a referência, correta e completa, da obra que você deseja citar está feita.

Google livros

O Google Books, ou Google Livros, é um serviço da empresa que procura textos completos de livros, os escaneia, converte e, utilizando o reconhecimento ótico de caracteres, armazena em seu banco de dados digital.

Alguns deles são disponibilizados parcial ou integralmente. Por meio de uma série de limitações de acesso e medidas de segurança, algumas baseadas na localização do usuário, a Google limita o número de páginas visualizáveis, na tentativa de prevenir-se da cópia do texto de materiais sob direitos autorais.
Para acessar as informações de referência do livro você deve buscar pelo nome da obra, o aplicativo disponibiliza o botão “Criar Citação”.

Clicando nesta opção serão apresentadas as possibilidades de configuração de referência. Assim, você poderá copiar e colar no seu texto, de forma bastante rápida.

Além das opções para a cópia direta, no modelo APA, MLA e Chicago, existem também as formatações BibTeX, EndNote e RefMAn para que você possa inserir nos respectivos editores de texto.

A nossa nova ferramenta de acesso a conteúdo, uma biblioteca digital: a gonaTECA.

Sim, Agora você pode ter uma biblioteca em casa! A gonabee desenvolveu uma biblioteca digital para facilitar a sua vida mais uma vez! Na gonaTECA você vai encontrar muita informação de qualidade e ao seu alcance em apenas um click.

Google Docs.

O Google Docs é um serviço para Web, Android e iOS que permite criar, editar e visualizar documentos de texto e compartilhá-los com seus parceiros de trabalho e amigos.

As ferramentas funcionam de forma síncrona e assíncrona, ou seja, on-line para acessar dados em nuvens e off-line através de aplicativos de extensão instalada diretamente do Google, onde há bancos, para posterior sincronização através de upload.

Para inserir dados de referência no Editor de texto do Google Docs, é necessário acessar o aplicativo, e ter em mão os dados da obra da qual você deseja fazer a referência.

Abra o arquivo de texto no Google Docs e vá em “Ferramentas” > “Citações”:

  1. Selecione o estilo de formatação (MLA, APA ou Chicago) e clique em “Adicionar fonte da citação”;
  2. Escolha o tipo da fonte — livro, site, artigo de jornal… – e como ela foi acessada;
  3. Preencha as informações da citação. Os campos com asterisco são obrigatórios;
  4. Se a fonte tiver mais de um autor, clique em “+ Colaborador”;
  5. Com todos os dados necessários já preenchidos, clique em “Adicionar fonte da citação”;
  6. A ferramenta voltará para a aba principal, mas agora com a citação pronta, como você pode ver na imagem.

Você consegue adicionar as citações feitas pela ferramenta em qualquer lugar do seu texto. É simples:

  1. Clique com o cursor na parte do texto em que deseja incluir a citação;
  2. Com a ferramenta aberta, passe o cursor sobre a citação desejada e clique em “Citar”;
  3. Se um # aparecer no meio, é só substituí-lo pelo número da página da citação ou deletar o caractere.

 

  1. Chieregate, B. (2020). Como fazer citação no Google Docs. Retrieved 04 29, 2021, from https://tecnoblog.net/373026/como-fazer-citacao-no-google-docs/.
  2. Costa, M. (2015, Maio 26/05/2015). Google Docs: crie, edite e visualize documentos online. Tech Tudo. Retrieved junho 08, 2015, from https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/google-docs-app.html.
  3. Tumelero, N. (2019). Google Acadêmico: conheça a ferramenta e aprenda a melhorar sua busca. Mettezer. Retrieved 04 29, 2021, from https://blog.mettzer.com/google-academico/.
  4. Wikipedia. (n.d.). Retrieved junho 9, 2021, from https://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Livros.
  5. Wikipedia. (n.d.). Retrieved junho 9, 2021, from https://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Docs.

GONZAGA, D. A.. Ferramentas do google para fazer referência. gonablog | gonabee Escola Digital, 2021. Disponível em <https://gonabee.com.br/index.php/conteudo/ferramentas-do-google-para-fazer-referencia/> Acessado em: DIA de MÊS de ANO.

Indicações

Software Orientador de TCC

O Monografis 3.0 é um sistema online que serve para guiar o estudante passo a passo do resumo à conclusão do TCC, Artigo Científico, Monografia, Dissertações ou Tese.

Vantagens da ferramenta:

Tudo que você tem que fazer é seguir a orientação do Monografis e depois exportar para o Word já nas NORMAS ABNT.     O acesso é pela internet, por isso você pode ter acesso tanto via notebook ou tablet com acesso a internet. Seguindo um roteiro, você entende exatamente o que é e pra que serve uma monografia. O Monogafis utiliza o modelo do Word já configurado nas normas ABNT, montado por professores universitários participantes ativos de bancas examinadoras. Acesse e confira (link de acesso).

Acreditamos que a educação é a melhor forma de transformar o Brasil em um país melhor para os brasileiros.
© 2019 · gonabee Escola Digital. Todos os direitos reservados.