Como meditar

Uma maneira fácil, para iniciantes

A meditação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular.

Existem vários tipos de meditação e varias técnicas para praticá-la. De forma geral é importante que se busque a forma que melhor se adapte a sua necessidade e a sua realidade.

Um grande benefício da meditação está em seu poder em diminui o estresse que sofremos devido à correria do dia a dia. Além disso, com a meditação, é possível alcançar um estado de clareza mental e emocional que proporcional grande ganho na saúde física e mental.

Neste artigo apresentamos uma forma simples de meditar e algumas atitudes que podem tornar seu dia a dia menos estressante. Com a prática da meditação, com certeza seu estresse vai diminuir e você terá uma vida mais saudável.

Como diminuir os estresse

Você pode ter algumas atitudes, no dia a dia, que contribuem para diminuir seus níveis de estresse. Modificações simples na postura, hábitos, pensamentos e comportamento costumam percorrer um longo caminho para reduzir sentimentos de estresse e tensão. Aqui estão coisas simples e rápidas que você pode fazer imediatamente para ajudar a manter seu nível de estresse sob controle.

1. Controle sua raiva: observe a próxima instância em que você se sente irritado ou zangado com algo trivial ou sem importância e pratique o abandono – faça uma escolha consciente de não ficar zangado ou chateado. Não se permita desperdiçar pensamento e energia onde não é merecido. O gerenciamento eficaz da raiva é um redutor de estresse comprovado.

2. Respire: Respire devagar e profundamente. Antes de reagir à próxima ocorrência estressante, respire profundamente três vezes e libere-as lentamente. Se você tiver alguns minutos, experimente exercícios respiratórios, como meditação ou imagens guiadas.

3. Desacelere: Sempre que se sentir sobrecarregado pelo estresse, pratique falar mais devagar que o normal. Você descobrirá que pensa com mais clareza e reage mais razoavelmente as situações estressantes. Pessoas estressadas tendem a falar rápido e sem fôlego; diminuindo a velocidade do seu discurso, você também parecerá menos ansioso e mais no controle de qualquer situação.

4. Faça uma verificação rápida da postura: mantenha a cabeça e os ombros na posição vertical e evite inclinar-se ou cair. Má postura pode levar a tensão muscular, dor e aumento do estresse.

5. Recarregue no final do dia: planeje algo gratificante para o final do seu dia estressante, mesmo que seja apenas um banho relaxante ou meia hora com um bom livro. Deixe de lado as questões de trabalho, limpeza ou família por um breve período antes de dormir e permita-se relaxar completamente. Lembre-se de que você precisa de tempo para se recarregar e energizar estará muito melhor preparado para enfrentar outro dia estressante.

6. Pratique a meditação.

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Nós somos o que pensamos

No dia a dia nós nos fixamos em situações negativas e nos apegamos a pensamentos egocêntricos. Quanto mais damos atenção ao que é negativo, mais essas situações têm força para influenciar e  governar nossas vidas. Isso é extremamente prejudicial a nossa saúde e nosso bem-estar. Por isso, devemos evitar que isso ocorra, precisamos assumir o controle de nosso foco e de nossa atenção.

O super poder do foco

A realidade se renova continuamente e todos os dias nos confronta com novas tarefas, novos desafios  e oportunidades. Mas nós estamos em contato com essa realidade? Nós estamos observando o mundo real ou estamos perdidos em pesamentos paralelos e impressões equivocadas?

 

Muitas vezes, nos concentramos no que está faltando, no que desejamos e no que não deu certo como esperávamos. Não nos concentramos no que está disponível agora, no que é possível e no que estamos recebendo e podemos dar aos outros.

 

Dentro da nossa cabeça existe uma mente que não pára um segundo. Ela sozinha consegue comandar milhares de pensamentos o tempo todo. Esse pensamento errante, pula de uma coisa para outra incessantemente. Pensamos em medos, demandas, desejos e tudo aquilo que nos cerca, mas não prestamos a atenção no que realmente importa. Não temos foco!

Só quando assumimos o controle do nosso foco, freamos essa mente inquieta, e construirmos um lugar em que temos calma e paz e que sempre podemos retornar, quando precisarmos.

Por que meditar?

Apesar de o conhecimento dos benefícios da meditação aumentar ao longo do tempo, muitas pessoas ainda se perguntão: por que devo meditar?

A verdade sincera é que existem inúmeros motivos. São vários os efeitos, e alguns são verdadeiros milagres, que ocorrem na sua vida como resultado da meditação. Efeitos que nem podem ser imaginados até que sejam experimentados.

Se você está perdido, a procura de uma forma de sossegar a sua mente, a meditação tem o poder de resolver seu problema.

Os conflitos do dia a dia são diversos. Talvez você tenha apenas uma simples pergunta como “qual o melhor caminho a seguir?” ou esteja tentando se recuperar de um vício. Não importa que conflito você esteja enfrentando, as chances de encontrar uma resolução na meditação são muito grandes!

Pode não acontecer na sua primeira sessão, embora seja possível. Mas tudo depende de quanto tempo e energia você está disposto a dedicar para limpar toda a confusão da sua mente em prol do seu bem estar.

Como começar?

A prática da meditação é muito simples. Tudo que você precisa é de um lugar tranquilo e alguns minutos para se dedicar.

Afaste-se do mundo externo por um período diariamente e concentre sua atenção.
Sente-se com as costas retas, não se mova e concentre-se na respiração.

Deixe que os pensamentos aleatórios venham e vão. Não os suprima, mas não deixe que eles desviem sua atenção. Conte sua respiração de um a dez repetidamente por pelo menos dez a quinze minutos sem se mover. Ao não nos movermos, estamos parando a mente errante.

Para finalizar, respire fundo, e volte a suas atividades.

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