Como acordar mais cedo?

Método passo a passo

Por: Diego A. Gonzaga | Publicado em 31 de janeiro de 2022

Você tem dificuldade para acordar cedo? Quando consegue acordar no horário desejado, fica em estado vegetativo sem conseguir render em nenhuma atividade? O que você precisa é de um método para lhe auxiliar a criar o hábito de acordar mais cedo de forma saudável. Este artigo traz a explicação do que é o método e o passo a passo para colocá-lo em prática de forma gradual e sem grandes sofrimentos. Você prefere ficar sofrendo porque não consegue acordar cedo ou acordar sem sofrimento e conseguir aproveitar bem o seu dia? Leia o artigo completo e descubra como conseguir acordar mais cedo.

Áudio Post:

Aperte o play ou ouça todo o post na íntegra no Spotify.

O Problema

Creio que assim como muitas pessoas, eu sempre tive muita dificuldade para acordar cedo. Seja pela rotina da faculdade, que exigia muitas noites de estudos, seja pelo excesso nos horários nos fins de semana. A verdade é que sempre gostei mais da noite que do dia, tanto para trabalhar quanto para me divertir.

Porém, atualmente minha rotina tem sido muito mais diurna que noturna, e isso vinha me causando muitos problemas com o rendimento. Além do cansaço, a baixa capacidade de concertação no período de trabalho era algo recorrente e que me incomodava muito.

Tentei varias vezes utilizar métodos para mudar meus horários e meu hábito de sono, mas nenhum funcionou para mim. Alguns exigiam grande esforço inicial para implementar as novas rotinas, o que me causavam mais desgaste e não surtiam efeito prático. Outros simplesmente não tinham real eficácia.

“…O esforço para implantar o hábito é menor com pequenos avanços diários..”

O Método

Utilizar métodos pode facilitar a execução da grande maioria das atividades.  Um método nada mais é que uma sequência planejada de atividades, que são normalmente pensadas e testadas para se chegar a algum objetivo. Em outras palavras é uma sequência de ações que alguém testou e que se você executar terá grandes chances de ter sucesso na sua tentativa. Por isso, é sempre aconselhável optar pela utilização de métodos caso queiramos ter maiores chances de exito.

No início de 2022 decidi buscar em uma maneira de modificar meus hábitos de sono, porém de uma forma mais suave, que não fosse agressiva e que eu pudesse me adaptar gradualmente para não regredir, como nas tentativas anteriores. Como os métodos que já havia tentado não surtiram efeito, e para mim, a tarefa não seria simples, resolvi pensar em uma maneira de chegar ao objetivo de acordar às 7 horas da manhã diariamente sem grande sofrimento. 

Observando minha rotina, constatei que havia sempre uma oscilação de 20 a 30 minutos entre os horários que eu normalmente acordava, e que essa oscilação não representava grande diferença no restante do dia. Pensei, então,  em acordar todos os dias um pouquinho mais cedo, pois se 20 minutos para mais ou para menos não faziam diferença, acordar dez minutos mais cedo todos os dias, também não faria grande diferença no meu rendimento do dia. 

Dez minutos era um intervalo bom, porque não era demasiado custoso e, ao mesmo tempo, eu atingiria o horário que desejava em poucos dias. Decidi que iria acordar 10 minutos mais cedo, todos os dias da semana (exceto sábado e domingo), começando pelo horário que normalmente acordava, até chegar ao horário de 7 horas (AM).

O esforço para implantar o hábito é menor com pequenos avanços diários. Evoluir no processo e seguir acordando todos os dias 10 minutos mais cedo, é mais fácil e menos doloroso, que acordar 3 horas mais cedo, de um dia para o outro, e esperar o organismo se acostumar. Além disso, com o avanço gradual existe a possibilidade da consolidação do hábito por meio da repetição diária de pequenos esforços.

O método propriamente dito, começa com o planejamento do antes e do depois do acordar. Criar o hábito de sair da cama é o mais importante. Eu, quando colocava o celular para despertar em um horário mais cedo que o habitual, conseguia sim, acordar, mas  varias vezes não conseguia sair da cama, voltava a dormir.  Isso porque ainda me sentia muito cansado, e também porque não tinha um hábito de pós despertar, ou seja, acordava e não sabia o que deveria fazer.

A nossa nova ferramenta de acesso a conteúdo, uma biblioteca digital: a gonaTECA.

Sim, Agora você pode ter uma biblioteca em casa! A gonabee desenvolveu uma biblioteca digital para facilitar a sua vida mais uma vez! Na gonaTECA você vai encontrar muita informação de qualidade e ao seu alcance em apenas um click.

Por isso devemos pensar em uma rotina matinal para executar diariamente assim que acordamos. No meu caso, decidi que, após acordado, minha primeira atividade deve ser arrumar a cama, tomar café e começar a escrever. 

Para elaborar a sua rotina de pós despertar, pense em coisas simples, mas preencha esse tempo e estabeleça algo para ser feito imediatamente.

Em resumo o método consiste em:

Preparação:

  • Avalie qual horário você costuma acordar naturalmente;
  • Configure o seu despertador para a sua hora de despertar natural;
  • Escolha uma música ou um áudio motivante para usar de despertador;
  • Crie uma atividade simples para compor a rotina matinal (Ex.: Acordar e tomar banho ou acordar e fazer o café ou acordar e fazer exercícios físicos etc)
  • Vá dormir, no mínimo, 8 horas antes do horário estipulado. 

Ação:

Assim que o despertador tocar;

  • Ouça (desfrute) a música que você escolheu;
  • Quando se sentir bem, levante-se e desligue o despertador;
  • Reconfigure o horário de despertar para o dia seguinte para dez minutos mais cedo;
  • Arrume a sua cama; e 
  • Execute sua rotina matinal. 

O Resultado

Com essa rotina eu consegui, depois de 18 dias, acordar 3 horas mais cedo que o habitual. Eu costumava acordar entre 9:30h e 10:00h e comecei justamente no horário de 10h para executar a sequência completa até o horário desejado de 7:00h. Hoje acordei às 7 horas e posso dizer que o método é realmente efetivo.

O método exige esforços pequenos, porém contínuos, diários. Creio que essa é a sua grande  vantagem. Ele proporciona a possibilidade de se evoluir gradualmente, garante uma margem para se recuperar de pequenas falhas, e a medida que é executado, estabelece um hábito. Sua efetividade está justamente na consolidação gradual do hábito de acordar mais cedo.

Alguns dias serão mais difíceis devido ao cansaço acumulado. Apesar de ser gradual e não ser agressivo, é provável que você sinta o desgaste, em alguns dias, no decorrer do processo. Mas é importante se manter perseverante no horário de acordar e buscar o descanso adicional no horário de dormir. Não deixe de descansar, mas não comprometa o processo de consolidação do hábito.

O horário de dormir é tão importante quanto o de acordar, afinal o importante é entender que a finalidade de dormir é a recuperação do corpo, que precisa se restabelecer e se recarregar para o dia seguinte. Tenha de 7 a 8 horas de descanso por noite. Além da sensação de cansaço, a falta de sono pode causar varias doenças e isso, claramente, invalida qualquer esforço para acordar mais cedo e produzir. Por isso, cuide do seu sono e da sua saúde.

Mesmo se falhar em algum dia, continue o processo e mantenha o ritmo. Como já disse anteriormente, o importante é o processo de consolidação do hábito. Por isso, caso algum dia você não consiga despertar e realizar as atividades matinais, mantenha o processo no dia seguinte. Como no dia seguinte, a diferença  para o seu último dia de sucesso será de 20 minutos, você ainda terá total condições de avançar, acordar mais uma vez no horário planejado e alcançar sua meta final!

Mantenha a rotina depois que atingir o objetivo desejado. Passe a acordar diariamente no horário desejado e continue realizando as atividades da rotina matinal. Essas atividades vão fortalecer o seu hábito e consolidar o sucesso que você alcançou por meio do seu esforço e perseverança.

ATENÇÃO!

Não abra mão da qualidade do seu sono. Muito mais importante que “Quando” você dorme ou acorda, é “Como” você dorme. Em resumo, o segredo é associar seu relógio biológico, de maneira equilibrada, com uma rotina adequada à sua situação. Para receber orientações sobre como equilibrar sua rotina, procure sempre a ajuda de profissionais certificados das áreas de neurologia, endocrinologia ou pneumologista.

Autor: Deigo Augusto Gonzaga

Eng. de Controle e Automação, Mestre e Doutor em Eng. Agrícola, leciona nas disciplinas relacionadas a essas áreas do conhecimento e realiza acompanhamento de alunos no desenvolvimento dos trabalhos e projetos.

Artigos indicados

gonaBlog gonaTeca gonaClass Parceiros Contato Sobre Inscrição Artigos indicados Desinformação em relação a orientações médicas e as teorias da conspiração sobre a COVID-19 A pandemia de coronavírus viu um aumento…
Acreditamos que a educação é a melhor forma de transformar o Brasil em um país melhor para os brasileiros.
© 2019 · gonabee Escola Digital. Todos os direitos reservados.