O que é e como fazer problema de pesquisa para TCC

O que é, Tipos Caracteríticas e Método para elaborar...

O TCC, assim como todo trabalho científico, não é desenvolvido com sobre no tema definido, mas e sim sobre o problema de pesquisa. Isso ocorre porque o tema é muito abrangente e Problema de Pesquisa é objetivo. O Problema de Pesquisa é uma questão não resolvida relacionada ao tema, que você vai expor para discussão, e que será solucionada por meio do processo de pesquisa. O problema de pesquisa será a diretriz que norteará toda a pesquisa. Então, leia o artigo e entenda de uma vez por todas o que é e como fazer problema de pesquisa para TCC.

Por: Diego A. Gonzaga | Publicado em 6 de abril de 2020

O que é Problema de Pesquisa?

No processo de definição do objeto de pesquisa, nós nos deparamos com a necessidade de estabelecermos qual é o Problema de Pesquisa que desejamos solucionar.

O que é problema de pesquisa

Estabelecer o Problema de Pesquisa é na verdade desenvolver a problematização de alguma questão relevante relacionada ao tema de pesquisa. Problematizar nada mais é que a atividade de estabelecer caráter de problema ou colocar algo em dúvida. Em outras palavras, problematizar pode ser entendido como uma maneira de observar questões comuns de forma distanciada para que haja uma desconstrução de valores.

Cientificamente, problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão. O Problema de Pesquisa é uma questão não resolvida relacionada ao tema, que você vai expor para discussão, e que será solucionada por meio do processo de pesquisa.

Para ser um Problema de Pesquisa, a questão levantada deve ser testável cientificamente. Em qualquer domínio do conhecimento um problema é testável cientificamente quando envolve variáveis que possam ser observadas (medidas) ou manipuladas. Assim, estabelecer quais as variáveis envolvidas faz parte da definição do projeto de pesquisa.  

A suposta solução para o problema é chamada de hipótese. Tecnicamente, considera-se como hipótese o comportamento das variáveis no futuro. A hipótese será uma suposta solução para o problema, cuja adequação ou não como solução, será averiguada por meio da pesquisa, utilizando o problema como diretriz [1,2,3].

Porque preciso elaborar o Problema de Pesquisa

A necessidade da definição o Problema de Pesquisa está na concepção da pesquisa em si. Sem uma questão para ser resolvida, não há motivação para a realização da pesquisa. Além disso, as vantagens da formulação do problema são inegáveis. Podemos citar:

Porque definir um problema de pesquisa
  • A partir da pergunta formulada, pode-se estabelecer o  tipo de resposta que deve ser procurado na pesquisa;
  • No processo de problematização, o  pesquisador é levado a uma reflexão, que é benéfica e proveitosa, sobre o assunto;
  • O levantamento bibliográfico e a posterior coleta de dados serão balizados pelo problema de Pesquisa definido;
  • Estabelecer com precisão as conclusões que respondem às perguntas formuladas.

Tipos de Problema de Pesquisa

O problemas de Pesquisa estabelecidos podem ser de mais de um tipo, ou seja, terem mais de uma natureza. Eles podem ser de natureza prática ou natureza intelectual [4,5].

Problemas de ordem prática 

  • Direcionados para respostas que ajudem a subsidiar ações, para a avaliação de certas ações ou programas,  a verificar as consequências de várias alternativas possíveis e predição de acontecimentos.
Tipos de Problema de Pesquisa

Problemas de ordem intelectual

  • Direcionados para a exploração de um objeto pouco conhecido, para áreas já exploradas, com o objetivo de determinar com maior precisão e apuro as condições em que certos fenômenos ocorrem e como podem ser influenciados por outros, para a testagem de alguma teoria específica e para descrição de um determinado fenômeno.

Características do Problema de Pesquisa

Como já comentado, nem todo problema é passível de tratamento científico. Para isso ele deve envolver variáveis que possam ser medidas e/ou manipuladas. Por isso , em primeiro lugar é necessário verificar se o problema levantado se enquadra na categoria de científico. Assim, deve-se determinar quais as variáveis de interesse relacionadas ao problema e se essas variáveis podem ser testadas, observadas e manipuladas. Caso essa condição seja atendida, pode-se dizer que o processo de problematização resultou em um Problema de Pesquisa  [4].

Como definir o Problema de Pesquisa

Como definir o Problema de Pesquisa

As pessoas têm muita dificuldade em definir o problema de pesquisa. Se você leu o artigo até aqui, já sabe o que é, qual a importância, quais tipo e características de um Problema de Pesquisa. Agora é hora de aprender a definir o seu Problema de Pesquisa [6, 7, 8, 9].

Infelizmente essa definição do problema de pesquisa não é simplesmente incluir uma pergunta solta no trabalho. Você também precisa contextualizar a problematização em termos da área do conhecimento, tempo e espaço, da relevância ou do que o motivou a pesquisar sobre aquele problema. 

Um bom problema é aquele que evidencia um conflito ou uma lacuna no tema, por meio da falta de diálogo entre diferentes informações relacionadas ao tema de pesquisa. Em outras palavras é estabelecer uma relação de conflito entre duas variáveis relacionadas a um determinado tema.

Essa definição, à primeira vista soa um tanto vaga. No entanto, existem algumas regras práticas para a formulação de problemas, tais como:

  • o problema deve ser formulado como pergunta, recomenda-se que seja apenas uma; 
  • o problema deve ser claro e preciso e objetivo;
  • o problema deve ser empírico; 
  • o problema deve ser suscetível de solução;
  • o problema deve ser operacional, factível para o aluno;
  • o problema deve evidenciar uma relação de conflito entre duas variáveis.

O professor Douglas Tybel desenvolveu uma fórmula para o determinar o Problema de Pesquisa Uma pergunta Problema de Pesquisa deve seguir a fórmula: 

palavra qualificadora + tema + ligação hipotética + recurso atual, como mostra o exemplo:

  • Palavra qualificadora: “Como o”;
  • Tema: desenvolvimento de software;
  • Ligação de hipótese: pode substituir a necessidade de;
  • Recurso atual: planilhas eletrônicas;

Para conferir a fórmula na íntegra, exemplos demais dicas sobre TCC do Prof. Tybel acesse o Monografis.

  1. COUTINHO, Julianna; PETRY, Luiza. Problematização. Políticas de Subjetivação- UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/e-psico/subjetivacao/espaco/problematizacao.html . Acesso em: 3 abr. 2020.
  2. GOMIDES, José Eduardo. A definição do Problema de Pesquisa a chave para osucesso do projeto de pesquisa. Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão, [s. l.], v. Ano IV, n. 6, 2002. Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~verinha/ADEFINICAODOPROBLEMA.pdf. Acesso em: 2 abr. 2020.
  3. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p. ISBN 85-224-3169-8.
  4. PEIXOTO, Maurício Abreu Pinto. O que é um Problema de Pesquisa ?. O aprendiz em em saúde, [s. l.], 18 mar. 2020. DOI -. Disponível em: https://oaprendizemsaude.wordpress.com/2015/03/18/o-que-e-um-problema-de-pesquisa/ . Acesso em: 3 abr. 2020.
  5. GUIMARÃES, Maria Teresa. O que é um problema de pesquisa?. Officina da Mente, [s. l.], p. -, 25 mar. 2009. Disponível em: https://oficinadamente.com/o-que-e-um-problema-de-pesquisa/ . Acesso em: 3 abr. 2020.
  6. FERRARI, M. A. M. C.; MOREIRA, M. R.; VALDERRAMAS, Z. L. Manual de elaboração e normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC segundo as normas ABNT e Vancouver. São Paulo: Biblioteca 24Horas, 2015.
  7. TYBEL, Douglas. Como Eu Fiz o Problema de Pesquisa Em 3 Etapas. Guia da Monografia, [s. l.], 22 abr. 2016. Disponível em: https://guiadamonografia.com.br/problema-de-pesquisa/ . Acesso em: 2 abr. 2020.
  8. ARTINS, Everton. Problematização do TCC:: Como fazer a da forma correta em seu TCC. Mettez, [S. l.], p. -, 9 dez. 2017. Disponível em: https://blog.mettzer.com/problematizacao-tema-tcc/ . Acesso em: 2 abr. 2020.
  9. DUARTE, Marcio. A questão-problema não é um “problema”, em sua pesquisa. Produção Acadêmica Online, [S. l.], p. -, 17 mar. 2017. Disponível em: https://producaoacademicaonline.wordpress.com/2017/03/17/questao-problema/ . Acesso em: 2 abr. 2020.

GONZAGA, D. A..Problema de Pesquisa para TCC: O que é, Tipos, Características e como definir. gonablog | gonabee Escola Digital, 2020. Disponível em <https://gonabee.com.br/index.php/2020/04/06/o-que-e-como-fazer-problema-de-pesquisa-para-tcc/(abrir em uma nova aba)/(abrir em uma nova aba)> Acessado em: DIA de MÊS de ANO.

Software Orientador de TCC

O Monografis 3.0 é um sistema online que serve para guiar o estudante passo a passo do resumo à conclusão do TCC, Artigo Científico, Monografia, Dissertações ou Tese.

Vantagens da ferramenta:

Tudo que você tem que fazer é seguir a orientação do Monografis e depois exportar para o Word já nas NORMAS ABNT.     O acesso é pela internet, por isso você pode ter acesso tanto via notebook ou tablet com acesso a internet. Seguindo um roteiro, você entende exatamente o que é e pra que serve uma monografia. O Monogafis utiliza o modelo do Word já configurado nas normas ABNT, montado por professores universitários participantes ativos de bancas examinadoras. Acesse e confira (link de acesso).

A nossa nova ferramenta de acesso a conteúdo, uma biblioteca digital: a gonaTECA.

Sim, Agora você pode ter uma biblioteca em casa! A gonabee desenvolveu uma biblioteca digital para facilitar a sua vida mais uma vez! Na gonaTECA você vai encontrar muita informação de qualidade e ao seu alcance em apenas um click.

Como fazer um TCC?

gonaBLOG gonaTECA gonaCLASS Envelope Youtube Facebook Instagram gonaBlog gonaTeca gonaClass Parceiros Contato Sobre Inscrição Como fazer um TCC: Primeiros passos… O que é, Tema e Estrutura! Por: Diego A. Gonzaga…
Acreditamos que a educação é a melhor forma de transformar o Brasil em um país melhor para os brasileiros.
© 2019 · gonabee Escola Digital. Todos os direitos reservados.