Por: Diego A. Gonzaga | Publicado em 11 de novembro de 2019 – Atualizado em 1 de janeiro de 2022
Conhecer a Estrutura do Projeto de Pesquisa, do TCC e as funções de cada sub tópico pode facilitar muito a vida do estudante no momento de escrever os trabalhos de forma fluida e com qualidade. Isso acontece porque escrever na estrutura correta poupa o tempo do estudante no momento da redação, deixando mais tempo livre para a pesquisa e análise dos dados propriamente ditos. Mas você conhece a estrutura que um TCC deve ter? Se não conhece, leia o artigo completo e entenda como o seu TCC deve ser estruturado.
Aperte o play ou ouça todo o post na íntegra no Spotify.
Estrutura, de uma forma geral, é a organização, a disposição ou a ordem dos elementos essenciais que compõem um corpo (concreto ou abstrato). Em outras palavras é aquilo que dá sustentação ou forma a algo. A estrutura define do que e como um sistema é feito, é uma configuração de itens, uma coleção de componentes inter-relacionados. Muito bem. Entendido o conceito de estrutura precisamos entender agora o que é um projeto.
Aula 1 | gonabee Escola Digital
gonaBlog | gonabee
gonaBlog | gonabe Escola Digital
Simulação CADE-SIMU PC-SIMU
Um projeto, de forma geral, é um esquema de detalhamento do que se deseja desenvolver, independente da área em que você esteja trabalhando. Ele proporciona uma noção inicial, escrita e detalhada, do que se pretende realizar.
Podemos dizer que um projeto é um planejamento que se faz com a intenção de realizar ou desenvolver alguma coisa.
Em um projeto de pesquisa, o raciocínio é exatamente o mesmo: realizar o planejamento detalhado de uma pesquisa que se pretende realizar.
Muito bem, entendido o conceito de projeto passamos ao projeto de pesquisa propriamente dito. O projeto de pesquisa é o documento no qual se estabelece as diretrizes da pesquisa que se deseja realizar. É um planejamento detalhado do método utilizado por um pesquisador que pretende realizar certa pesquisa.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o projeto de pesquisa não é apenas uma etapa burocrática do trabalho de fim de curso. Este documento tem a função de definir o rumo que será tomado pelo pesquisador contendo as questões de estudo e metodologias utilizadas.
Além disso esse documento é requisito, em algumas instituições, para o processo de admissão de cursos de pós graduação e para solicitação de financiamentos juntos às empresas de fomento.
Quando realizado de forma criteriosa, ele agiliza a obtenção de informações sobre o tema pesquisado e permite ao pesquisador analisar os resultados de maneira mais precisa e clara.
Sabendo a importância do projeto de pesquisa na realização do TCC, surge então a grande questão na mente de quem precisa escrever: Como elaborar um projeto de pesquisa?
A princípio, é necessário escolher o tipo de pesquisa que se deseja realizar: pesquisa pura ou pesquisa aplicada. Na pesquisa pura a preocupação é o desafio da construção do conhecimento. Busca-se compreender e descrever fenômenos, leis, comportamentos e etc., independente de sua aplicação prática. Já na pesquisa aplicada, o objetivo central é a resolução de problemas mediante a aplicação de metodologias, sejam elas já comprovadas ou que se deseja comprovar.
O projeto de pesquisa deve responder a algumas questões relacionadas ao estudo. Essas respostas irão compor os tópicos do projeto de pesquisa. Os principais tópicos a serem abordados em um projeto de pesquisa são:
Compreender as partes de um projeto de pesquisa se torna muito mais fácil quando se tem um bom conhecimento sobre o método científico.
É importante ressaltar que a metodologia proposta para a investigação é o ponto principal do planejamento. Uma metodologia bem bem elaborada possibilita fornece bases para que se possa extrair conclusões sólidas e confiáveis da pesquisa, sendo assim merecedoras de credibilidade.
Todo trabalho científico, inclusive o TCC, devem ter uma organização que o caracterize e torne possível a compreensão do conteúdo que este texto traz. Dessa forma alguns elementos básicos são essenciais para tornar compreensível a sequência da apresentação da pesquisa. Esses elementos podem ser divididos em pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o texto propriamente dito. Eles servem para identificar o tema e o autor, bem como para demonstrar a intenção de quem redige o trabalho. Nos elementos textuais o assunto é tratado de forma concreta e direta desde o início até as conclusões, passando pelo referencial teórico, pela metodologia e resultados. Já os elementos pós-textuais indicam as referências utilizadas pelo estudante e ajudam o leitor a identificar as fontes das informações e outros pontos importantes no trabalho. Listamos abaixo todos os elementos que podem conter um TCC.
A nossa nova ferramenta de acesso a conteúdo, uma biblioteca digital: a gonaTECA.
Sim, Agora você pode ter uma biblioteca em casa! A gonabee desenvolveu uma biblioteca digital para facilitar a sua vida mais uma vez! Na gonaTECA você vai encontrar muita informação de qualidade e ao seu alcance em apenas um click.
Vale, nesse momento, esclarecer algumas das características dos elementos estruturais textuais do TCC. Cada um dos elementos tem uma função própria dentro do texto e são importantes para a boa compreensão do que se deseja comunicar.
Na introdução o autor deve sintetizar os componentes do trabalho em poucos parágrafos. A introdução é uma breve exposição do tema central e os principais tópicos da pesquisa. Nela deve-se apresentar o problema de pesquisa, mostrar seus objetivos, definir os motivos do estudo e também estabelecer relação com outros estudos que já foram realizados. É, ainda, uma boa oportunidade para falar sobre a metodologia, mas sem se aprofundar nos detalhes.
No desenvolvimento deve-se pensar no texto do TCC como uma linha de raciocínio para se chegar a uma conclusão. Assim, é preciso abordar o problema, colher dados, analisá-los e mostrar argumentos sólidos para validar ou não as hipóteses inicialmente levantadas. Dentre os subtópicos do desenvolvimento podemos citar o Referencial teórico, a Metodologia, os Resultados e a Discussão.
O subtópico de Referencial teórico tem a função de apresentar e discutir a literatura consultada sobre o tema proposto pelo seu trabalho acadêmico, demonstrando o estágio de desenvolvimento daquela temática na atualidade. Já na sessão da Metodologia é descrito como a pesquisa foi realizada. Você explica os métodos utilizados para realizar sua pesquisa passo a passo, desde ferramentas, fórmulas usadas, tipo de pesquisa usada e etc. Na sessão dos Resultados deve-se apresentar os resultados da pesquisa abordando os dados colhidos e analisando as informações obtidas.
Finalmente, a Discussão dos resultados é uma sessão argumentativa sobre os resultados do estudo em relação ao problema que se propõe gerar solução. Essa discussão deve ser feita sob a luz da literatura existente sobre o tema como forma de gerar conclusões sólidas e confiáveis sobre o tema.
Como primeiro elemento Pós-textual temos as Referências bibliográficas. Segundo a ABNT é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permitem a sua identificação individual. Em outras palavras, é uma lista organizada em ordem alfabética das obras, documentos e elementos citados no texto.
Eu te indico o Curso TCC Sem Drama, do Professor Amilton Quintela. No treinamento do professor Amilton ele vai encontrar:
Videoaulas que mostram um Roteiro Aprovado para você seguir e construir o passo a passo, o seu TCC; Modelos Totalmente Comentados de TCC’s para você seguir e Acelerar o seu trabalho; Uma técnica de 4 Passos Simples, baseada em palavras-chave, para você Direcionar e Acelerar a sua pesquisa de Referencial Teórico; Como Roteirizar os capítulos do TCC para não “travar” e produzir o conteúdo dos seus capítulos ou seções de maneira direcionada; E que eu acredito ser o grande Benefício do TCC Sem Drama: Orientação Online Personalizada.
Com o TCC Sem Drama você vai finalizar o seu trabalho em tempo recorde e com qualidade. E além de todas essas vantagens você ainda ter um super bônus: Licença de UM ANO do editor que formata o seu trabalho direto nas normas da ABNT: o Mettzer.
Não perca mais tempo! Acesse o curso (click aqui para acessar página do curso) e saiba o que você precisa para ter seu TCC aprovado com o treinamento do professor Amilton Quintela, o TCC Sem Drama.
GONZAGA, D. A.. Estrutura do Projeto de Pesquisa e do TCC. gonablog | gonabee Escola Digital, 2019. Disponível em <https://gonabee.com.br/index.php/2020/03/28/texto_dissertativo/(abrir em uma nova aba)> Acessado em: DIA de MÊS de ANO.
O assunto é bastante extenso e não é possível ensinar tudo em apenas um post. O aprendizado aqui, é importante, porém é apenas uma parte. Se você deseja mais leituras e conteúdos entre em contato conosco. Estaremos sempre dispostos a lhe ajudar.
Eng. de Controle e Automação, Mestre e Doutor em Eng. Agrícola, leciona nas disciplinas relacionadas a essas áreas do conhecimento e realiza acompanhamento de alunos no desenvolvimento dos trabalhos e projetos.