Por: Diego A. Gonzaga | Publicado em 18 de outubro 2019 – Revisado em 1 de janeiro de 2022
Para fazer seu TCC você precisa:
Definir do Tema;
Escolher do Professor Orientador;
Elaborar um Projeto de Trabalho;
Fazer o desenvolvimento da pesquisa;
Redigir o texto; e
Apresentar seu TCC a (uma banca) instituição.
Apenas isso, srsrsrrs… Calma! Eu sei que não é simples como parece e creio que nem passa pela sua cabeça qual a função desse trabalho. Mas tenha certeza, a função do TCC não assombrar a vida dos estudantes que precisam terminar seus cursos.
Aperte o play ou ouça todo o post na íntegra no Spotify.
Na maioria das vezes os estudantes sofrem, perdem noites de sono, mas não sabem porque eles precisam fazer o TCC para se formar, e em alguns casos, eles não sabem nem o que é o tão temido TCC!
Mas afinal de contas, você sabe para que serve o Trabalho de Conclusão de Curso? Você sabe como começar o seu TCC? Como escolher seu tema? Qual estrutura utilizar?
Ok, não se desespere! Eu vou lhe dar todas essas informações neste post! E mais! No fim desse post comentei algumas ferramentas que vão lhe ajudar muito na redação! Aproveite!
Trabalho de conclusão de curso, é um tipo de trabalho acadêmico utilizado em cursos superiores, de pós-graduação e técnicos, como forma de efetuar uma avaliação final dos estudantes, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Essa sigla é um termo de denominação geral para os trabalhos referentes aos requisitos de conclusão do curso.
Assim, existem vários tipos de TCC, como monografia, artigo científico, projeto experimental, criação de um produto e etc. O modelo de trabalho depende do curso que você está fazendo e mais especificamente do que está estabelecido no projeto pedagógico do seu curso.
Embora também utilizado em outros cursos que não os de graduação universitária, o TCC está mais ligado aos cursos de ensino superior. Cursos de pós-graduação, MBA e diversos cursos técnicos também exigem o TCC no final do curso.
Por isso, a elaboração do TCC varia de acordo com a instituição e com o curso, porém, em geral, é um trabalho individual realizado no último ano do curso.
Geralmente o TCC consiste em um tema para o trabalho, escolhido com base em critérios que possuem afinidade com o curso, que tenham relevância para a comunidade científica e social e que possua bibliografia suficiente.
O texto do TCC deve seguir um determinado modelo, apresentando detalhes específicos de redação. Entre essas características estão introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão. Junto ao conteúdo deve ser apresentada a relação de obras utilizadas como fontes bibliográficas para fundamentação teórica do conteúdo, segundo as normas da ABNT para a diagramação do texto.
Em caso de reprovação, o aluno não poderá obter o diploma e, consequentemente, não poderá exercer a profissão enquanto não for aprovado.
Aula 1 | gonabee Escola Digital
gonaBlog | gonabee
gonaBlog | gonabe Escola Digital
Simulação CADE-SIMU PC-SIMU
Mas para que serve o TCC? Qual a função dele na vida do estudante?
Em alguns casos, esse questionamento se dá ou pelo fato do universitário não conhecer a importância do TCC ou por estar confuso sobre as normas utilizadas, confuso pelo fato de não conhecer ou não saber qual deve ser a profundidade da sua pesquisa. São fatores como esses que fazem com que o universitário pense que o TCC é apenas uma mais etapa burocrática.
Porém, é no TCC que o universitário mostrará para a instituição o que aprendeu no decorrer do curso. Além disso, contribuirá para o avanço científico e tecnológico não só do seu curso, mas também da profissão que escolheu. É através desse trabalho que as instituições conseguirão detectar algumas qualidades que farão do universitário um bom profissional, dentre elas medir o conhecimento específico, autonomia, capacidade e senso investigativo, bem como a flexibilidade de um candidato a vaga de emprego ou pós-graduação.
O TCC é de fato importante, pois nele estará presente um trabalho único, que mostra um conteúdo aprofundado, capaz de identificar problemas e apresentar soluções, como também o desenvolvimento de novas abordagens, a fim de contribuir para o desenvolvimento e crescimento da área estudada, da profissão escolhida e até mesmo da nossa nação.
Ok, entendi o que é o TCC. Mas por onde devo começar o meu trabalho?
A primeira etapa de como fazer um TCC é descobrir o que deve ser feito! No Projeto Pedagógico do curso estará contida toda a informação necessária para o desenvolvimento do TCC. Neste regulamento determina-se que tipo de trabalho é exigido, se monografia, artigo ou outro formato. Se esse trabalho deve ser apresentado a uma banca ou não, qual o prazo para a realização trabalho e se existe orientação por parte de algum docente, e demais informações necessárias. Por esse motivo é extremamente importante que o estudante procure, junto ao coordenador de seu curso ou o setor responsável na instituição (às vezes no site da própria faculdade), o projeto pedagógico do seu curso e dentro desse projeto pesquise sobre o regulamento do TCC.
O tema do TCC é o assunto que será pesquisado e sobre o qual você irá dissertar. Ele deve ser escolhido conforme as experiências que você adquiriu por meio dos livros, das aulas, dos trabalhos acadêmicos ou da prática profissional.
De forma geral, a delimitação do tema é o que torna um tema relevante e possível de ser desenvolvido em um campo do conhecimento.
Porém não se confunda. O tema não é igual ao título do trabalho. Tema se refere ao assunto sobre sobre o qual você irá escrever, enquanto o título é uma expressão curta, colocada no início do texto, para apresentar o tema escolhido.
O tema é o primeiro assunto que deve ser definido no projeto de TCC. Na definição do tema cabe ao estudante responder algumas perguntas que o ajudarão a deixar mais claro o caminho para a delimitação do tema. As perguntas mais importantes, em relação a como fazer um TCC, a se responder são: O que fazer? Para que fazer? Como Fazer? Porque fazer?
Você deve ter claro o que você vai fazer. Com esse conceito claro você definirá, também, de forma clara, qual o objeto de estudo do trabalho. Com o objeto de estudo bem definido, você não terá dificuldade de definir para que você está desenvolvendo o trabalho, ou seja, qual é realmente o seu objetivo com esse trabalho.
Estabelecidos objeto e objetivo do estudo, deve-se estabelecer quais os métodos serão utilizados para realizar tal estudo, ou seja, como você irá realizar seu trabalho. Por fim estabeleça (mesmo que de forma hipotética), onde você deseja chegar com seu trabalho, quais as suas pretensões ao desenvolver esse projeto.
Por meio dessas respostas você chegará a conclusões como: qual o nível de afinidade com o tema; qual o domínio sobre o assunto e qual a necessidade de material bibliográfico. Isso ajudará a tomar uma decisão rápida e consciente em relação a seu tema.
Além disso alguns fatores devem ser considerados no processo de delimitação do tema do TCC:
Opções disponíveis
Quando ainda se está com muita dúvida sobre o que pesquisar, o aluno poderá pegar alguns assuntos que o interessam e fazer um pequeno levantamento sobre cada um, assim analisando qual o deixa mais entusiasmado para pesquisar sobre
Afinidade com o tema
Esse é um dos tópicos mais importantes em uma pesquisa pois, como o assunto estará presente todos os dias no último ano de faculdade, é preciso que seja algo que você goste e que tenha conhecimento sobre, assim ficando muito fácil o desenvolvimento do trabalho.
Tempo para realização do trabalho
Produzir uma monografia, artigo ou projeto, é algo que toma tempo na vida do estudante. Ele precisa pesquisar referencial teórico, ler, fazer fichamentos e estruturar o trabalho dentro das normas da ABNT. Portanto, considere o tempo para escolher o melhor tema. O campo de pesquisa deve ser acessível e condizente com o tempo disponível do pesquisador.
Relevância do tema
Se você tem interesse de continuar fazendo pesquisas e até mesmo seguir a área acadêmica, deve procurar por um tema que seja relevante, assim, atraindo olhares para ele.
Bibliografia disponível
Para que o seu TCC apresente uma bibliografia diversificada e coesa, é muito importante selecionar fontes de qualidade. Os bancos de dados com artigos científicos, livro e materiais de pesquisa oferecem um bom referencial para o TCC.
A nossa nova ferramenta de acesso a conteúdo, uma biblioteca digital: a gonaTECA.
Sim, Agora você pode ter uma biblioteca em casa! A gonabee desenvolveu uma biblioteca digital para facilitar a sua vida mais uma vez! Na gonaTECA você vai encontrar muita informação de qualidade e ao seu alcance em apenas um click.
Uma maneira simples de delimitar bem seu tema é utilizar o modelo proposto pelo professor Douglas Tybel, que respondendo às perguntas: sobre [O que?] você deseja falar, e [onde] ou [em relação] a quê se deseja falar.
Por exemplo:
[A abordagem de adultério] na [obra de Dom Casmurro].
[Estudo de caso do buscador do Google] em relação a [vista da Web semântica].
[Análise financeira] em [empresas de pequeno porte]
Uma estrutura é a organização, a disposição e ordem das partes essenciais que compõem um elemento, seja ele concreto ou abstrato. A estrutura de um TCC é composta pelos elementos que devem estar contidos, ou que compõem, o texto de um TCC, e a ordem na qual esses elementos devem estar dispostos.
A estrutura física de um trabalho de conclusão de curso compreende o formato como ele é apresentado, como deve ser digitado, formato, impresso e apresentado. A norma que rege esse tipo de estrutura é ditada pelas ABNT NBR 14724. Em geral os textos devem ser impressos em papel branco formato A4, na cor preta, sendo reservadas as cores apenas para as ilustrações.
As demais regras compreendem tamanho de margens, e demais características de formatação e impressão, que podem variar em relação aos modelos adotados pelas instituições.
Além das normas ABNT existem também algumas regulamentações referentes à instituição na qual você tem vínculo. Dessa forma é importante observar essas normas para formatar o seu texto corretamente e evitar retrabalhos.
Assim como cores e medidas, o TCC tem um ordem de apresentação das informações que deve ser obedecida para que se possa ter a máxima compreensão do texto. Todo TCC deve trazer em sua estrutura básica os elementos divididos em três grupos. Esses grupos têm relação com a função de cada elemento e se convencionou chamar de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais:
Elementos pré-textuais:
Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o texto propriamente dito. Trazem informações que auxiliam na identificação e utilização do trabalho pelos leitores.
Elementos textuais:
É onde está apresentada a porção substancial do trabalho. Na parte textual é a região em que é exposta à matéria da pesquisa que você realizou. Deve ser dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Elementos pós-textuais:
É composto por referências, apêndices, anexos e demais elementos de suporte à compreensão do texto principal.
Após a delimitação do tema (ou possíveis temas) é interessante validar esses temas segundo a recorrência de buscas nos mecanismos de pesquisa. Ferramentas como Googles Trends, Google Acadêmico e Ubersugest são úteis para que você monte um panorama de quão atual e relevante é o assunto que você deseja pesquisar.
Se você já passou por essas etapas e quer começar a escrever mais não consegue… Não se desespere! É normal. Escrever é um processo de aprendizado e prática. Não cai do céu do dia para a noite.
Me lembro de quando eu estava terminando a graduação e precisei escrever o meu TCC. Me lembro o quanto foi complicado buscar um assunto interessante, organizar as ideias e começar a colocar tudo em prática. Mas depois de divagar muito, com a ajuda de alguns professores, encontrei o caminho certo para desenvolver meu projeto.
Porém isso demorou muito. Levei meses para formatar a ideia e começar o trabalho. Perdi um tempo precioso que me fez falta depois. Isso aconteceu comigo mas não vai acontecer com você, porque agora eu sei como evitar…
Uma solução interessante para seu problema é utilizar ferramentas de escritas que auxiliam na produção do seu texto. Ferramentas com modelos de redação em blocos, já configurados com normas ABNT, e outras ferramentas de desenvolvimento de texto, para agilizar a sua escrita.
Eu te indico o Curso TCC Sem Drama, do Professor Amilton Quintela. No treinamento do professor Amilton ele vai encontrar:
Videoaulas que mostram um Roteiro Aprovado para você seguir e construir o passo a passo, o seu TCC; Modelos Totalmente Comentados de TCC’s para você seguir e Acelerar o seu trabalho; Uma técnica de 4 Passos Simples, baseada em palavras-chave, para você Direcionar e Acelerar a sua pesquisa de Referencial Teórico; Como Roteirizar os capítulos do TCC para não “travar” e produzir o conteúdo dos seus capítulos ou seções de maneira direcionada; E que eu acredito ser o grande Benefício do TCC Sem Drama: Orientação Online Personalizada.
Com o TCC Sem Drama você vai finalizar o seu trabalho em tempo recorde e com qualidade. E além de todas essas vantagens você ainda ter um super bônus: Licença de UM ANO do editor que formata o seu trabalho direto nas normas da ABNT: o Mettzer.
Não perca mais tempo! Acesse o curso (click aqui para acessar página do curso) e saiba o que você precisa para ter seu TCC aprovado com o treinamento do professor Amilton Quintela, o TCC Sem Drama.
O assunto é bastante extenso e não é possível ensinar tudo em apenas um post. O aprendizado aqui, é importante, porém é apenas uma parte. Se você deseja mais leituras e conteúdos entre em contato conosco. Estaremos sempre dispostos a lhe ajudar.
Eng. de Controle e Automação, Mestre e Doutor em Eng. Agrícola, leciona nas disciplinas relacionadas a essas áreas do conhecimento e realiza acompanhamento de alunos no desenvolvimento dos trabalhos e projetos.