Como fazer o TCC rápido

7 Passos para escrever um TCC rápido e com qualidade.

Por: Diego A. Gonzaga | Publicado em 02 de março de 2020

O fim do curso de graduação é um momento de muita atribulação para todos os estudantes. Muitas atividades, muitas obrigações e pouco tempo. Saber como fazer o TCC rápido vai te ajudar a não perder tempo e realizar um trabalho de qualidade para ser aprovado e realizar seu sonho de se formar! Então mãos à obra, caro estudante. Veja aqui quais são os 7 passos para você parar de patinar e fazer o TCC rápido e com qualidade.

Passo 1: Defina o tema (Como Escolher um Tema para o TCC)

O tema (artigo sobre como definir o tema) é o primeiro assunto que deve ser definido no projeto de TCC. Na definição do tema cabe ao estudante responder algumas questões que o ajudarão a deixar mais claro o caminho para a delimitação do tema.  Os fatores que devem ser considerados no processo de delimitação do tema do TCC são:

Opções disponíveis

Quando ainda se está com muita dúvida sobre o que pesquisar, o aluno poderá pegar alguns assuntos que o interessam e fazer um pequeno levantamento sobre cada um, assim analisando qual o deixa mais entusiasmado para pesquisar sobre

Afinidade com o tema

Esse é um dos tópicos mais importantes em uma pesquisa, pois como o assunto estará presente todos os dias no último ano de faculdade é preciso que seja algo que goste e que tenha conhecimento sobre, assim ficando muito fácil o desenvolvimento.

Tempo para realização do trabalho

Produzir uma monografia, artigo ou projeto, é algo que toma tempo na vida do estudante. Ele precisa pesquisar referencial teórico (Como elaborar referencial teórico), ler, fazer fichamentos e estruturar o trabalho dentro das normas da ABNT (Estrutura de trabalhos acadêmicos). Portanto, considere o tempo para escolher o melhor tema. O campo de pesquisa deve ser acessível e condizente com o tempo disponível do pesquisador.

Relevância do tema

Se você tem interesse de continuar fazendo pesquisas e até mesmo seguir a área acadêmica, deve procurar por um tema que seja relevante, assim atraindo olhares para ele.

Bibliografia disponível

Para que o seu TCC apresenta uma bibliografia diversificada e coesa, é muito importante selecionar fontes de qualidade. Os bancos de dados com artigos científicos, livro e materiais de pesquisa oferecem um bom referencial para o TCC.

Para saber mais sobre como definir o tema acesse o post sobre Tema do TCC no gonaBlog. Definido o tema, o caminho está iniciado. Agora lhe faltam apenas 6 passos! Mas se aclame, os explicarei a seguir.

Passo 2: Defina o Problema de Pesquisa

Como tudo na vida, para escrever o TCC é muito importante termos foco. E nesse caso foco é também chamado de Problema de Pesquisa (Problema de Pesquisa para TCC: O que é e como fazer ). No processo de desenvolvimento do TCC, depois que definimos o tema, devemos apontar qual o real problema que abordaremos.

Após a definição do tema, é necessário determinar quais as áreas deste tema serão avaliadas e quais as questões de interesse serão abordadas. De forma simplificada, o problema de pesquisa é a pergunta que se deseja responder com o TCC, ou seja: qual a questão relacionada ao tema que se desejar esclarecer ou solucionar. 

A definição do problema de pesquisa determina  qual a direção do estudo e onde pretendemos chegar com a pesquisa. Por isso determiná-lo é imprescindível para que se possa fazer o TCC rápido e com qualidade.

O problema de pesquisa precisa ser definido pois é ele que irá orientar e indicar ao estudante a definição do objetivo geral da pesquisa. De forma geral o objetivo é literalmente responder o problema de pesquisa. 

Por tudo isso a avaliação do tema escolhido é muito importante. Para definir o problema de pesquisa basta avaliar o tema e estabelecer uma questão que se julgue importante pesquisar em relação a esse tema.

Estando definido o problema de pesquisa pode-se evoluir na escrita do TCC e definir os objetivos da pesquisa.

Passo 3: Defina Objetivos Geral e Específicos do TCC

Estando bem definidos o tema e o problema de pesquisa que se deseja solucionar dentro do tema é hora de esclarecer quais os objetivos da pesquisa que você deseja realizar.

Em poucas palavras,  objetivo geral é onde se deseja chegar com a pesquisa, ou seja, o que será respondido, ou solucionado com sua pesquisa. É a definição do ponto onde se pretende chegar ao término do estudo.

Como todas as outras partes integrantes do texto, o objetivo tem sua importância. lógica na construção do texto. Depois de a escrita ser finalizada, o objetivo e a conclusão da pesquisa devem apresentar uma relação direta, ou seja, na conclusão deve satisfazer o foi proposto no objetivo.

Por exemplo, se o objetivo de uma pesquisa é Determinar os motivos do crescimento da população de pardais, a conclusão deve ser O crescimento das populações de pardais se deve a….

Na prática o objetivo deve ser bem delimitado porque ele será a referência para a definição dos objetivo específicos.

Uma maneira muito rápida e prática de delimitar o objetivo geral é colocar um verbo na frente do seu problema de pesquisa e tirar o ponto de interrogação. “Determinar”, “Estabelecer”, “Descrever”,  etc. 

ATENÇÃO: Os verbos “Avaliar” e “Analisar” devem ser acompanhadas do condicional “se”, para que expressem uma ação com resultado concreto, o que é mais adequado para os objetivos de trabalhos acadêmicos.

Muito bom. A evolução do seu TCC até aqui, está nota 10! Definido o objetivo geral deve-se aprofundar na especificação deste objetivo, e delimitar os objetivos específicos. Os objetivos específicos nada mais são que as etapas para alcançar o seu objetivo geral.

É importante delimitar os objetivos específicos pois isso ajuda a esclarecer o caminho para se chegar a uma conclusão na pesquisa. Além disso,  o conteúdo do seu TCC depende dos seus objetivos específicos, porque os capítulos do seu trabalho correspondem ao desenvolvimento dos seus objetivos específicos, e  para escrever um tcc rápido, é muito importante ter claro a estrutura de capítulos do TCC. 

Essa etapa vai depender da capacidade de análise do estudante. Na verdade, para definir os objetivos específicos, o estudante deve avaliar quais as etapas para esclarecer tema, quais serão as ações de pesquisa e como tudo será analisado.

Passo 4: Defina os Capítulos do TCC

Este é o momento em que o texto começa a ganhar corpo realmente.  As etapas anteriores, apesar de muito importantes, não tem grande expressividade no texto. A partir do momento que se define os capítulos, tudo começa a ganhar forma realmente. 

Os capítulos são as partes do texto na quais você deve abordar um assunto importante para a compreensão da pesquisa. É nos capítulos, também que se descreve aquilo que foi pesquisado. Os capítulos e os assuntos que esses capítulos abordam devem dar sustentação para as conclusões obtidas no trabalho, ao final do texto.  

É importante delimitar os capítulos para que o trabalho de escrita seja totalmente direcionado ao assunto do capítulo, sendo coerente e útil para o texto do TCC de forma geral. Assim você vai aumentar muito a  sua produtividade na escrita e escrever o seu TCC rápido e com qualidade.

Apesar dessa premissa cada pesquisador tem sua forma de definir quais capítulos devem ser abordados no texto. Não é a prática ideal, mas para uma escrita rápida e efetiva, é usual estabelecer como capítulos do TCC os tópicos definidos como objetivos específicos. Essa é uma técnica rápida e efetiva para dar forma ao texto e que conceitualmente atende a função dos capítulos do TCC.

Passo 5: Faça o Referencial Teórico

Depois ter definido bem  os capítulos do seu TCC, é hora de fazer o seu referencial teórico. O referencial teórico ou bibliografia é uma lista de todas as fontes nas quais você buscou conteúdo, para desenvolver seu trabalho. 

A bibliografia além de trazer credibilidade, e qualidade ao texto é um elemento crucial para a discussão do tema abordado no seu trabalho.  A função da bibliografia é relacionar os documentos inseridos no trabalho, mostrando que os conceitos, metodologias e dados que nele constam são sustentados pelas fontes consultadas, no caso a literatura relacionada ao tema. 

Nos publicamos um post no gonaBlog sobre onde e como buscar um bom referencial teórico para o seu trabalho.

O processo de elaboração do referencial  tem etapas bem definidas:

1 – Separe os textos como indicado no artigo sobre bibliografia;

2 – Leia os textos com atenção;

3 – Marque as partes mais importantes e que contribuem para o seu texto;

4 – Transcreva para o seu texto, com suas palavras, as ideias expressas (ou copie, em citações diretas) pelos autores pesquisados como citações.

A parir daí começa a escrita propriamente dita em grande volume. Neste momento você vai precisar desenvolver o texto realmente. Escrever frases, compor parágrafos e desenvolver os capítulos. É importante que você escreva bem os parágrafos, pois eles são as unidades que compões os capítulo. Eles devem ter coesão e coerência na sua escrita.

Para lhe ajudar na redação de paragrafo por paragrafo, a gonabee, elaborou um ebook que te ensina como escrever um paragrafo perfeito sobre qualquer assunto e vai acelerar ainda mais sua escrita. E o melhor de tudo: você pode baixar esse ebook grátis. Esse material é uma edição limitada, e vai ficar por pouco tempo disponível. Sugiro que você não perca essa oportunidade… Baixe grátis o ebook e desenvolva seu parágrafos com qualidade e rapidez.

Ebook Como fazer Um paragrafoperfeito

Passo 6: Estabeleça a Metodologia do TCC

A metodologia é a descrição do seu processo de pesquisa, ou seja, como você pretende fazer a sua pesquisa. Neste tópico você precisa explicar detalhadamente quais e como ferramentas e instrumentos de pesquisa serão aplicados.

A metodologia é extremamente importante para a compreensão dos seus resultados e por consequência, para a compreensão das conclusões que você chegou através da pesquisa.

Para definir a metodologia você deve descrever-la quanto a abordagem, natureza, objetivos e procedimentos escolhidos. A partir desses conceitos é possível elaborar a metodologia.

Passo 7: Faça o Desenvolvimento do TCC

A parte final da construção do seu TCC é a montagem do desenvolvimento de forma propriamente dita. 

Nesta etapa você deverá inserir os seus referenciais teóricos ou fundamentação teórica, em forma de citações, os demais capítulos, a discussão (onde você vai apresentar e discutir os resultados da sua pesquisa), e a conclusão que você chegou ao final da pesquisa, que é o que realmente interessa.

Dicas Bônus

Lembre-se: escrever o TCC rápido não é construir um “Frankenstein Acadêmico”. O texto deve ter coerência e fluir de forma contínua. Apesar de ter sua partes bem delimitadas elas devem conversar entre si, formando parte de uma obra única. Com já comentado, a conclusão deve responder ao problema de pesquisa. Os resultados devem ser discutidos sob a luz do referencial teórico. As práticas realizadas devem estar de acordo com a metodologia proposta. Baixe grátis o ebook e desenvolva seu parágrafos com qualidade e rapidez. Capriche nas conclusões, elas são o “sal da janta”. Sem boas conclusões, nenhum TCC pode ficar bom!

A nossa nova ferramenta de acesso a conteúdo, uma biblioteca digital: a gonaTECA.

Sim, Agora você pode ter uma biblioteca em casa! A gonabee desenvolveu uma biblioteca digital para facilitar a sua vida mais uma vez! Na gonaTECA você vai encontrar muita informação de qualidade e ao seu alcance em apenas um click.

GONZAGA, D. A.. Como fazer o TCC rápido – 7 Passos para escrever um TCC rápido e com qualidade. gonablog | gonabee Escola Digital, 2020. Disponível em <https://gonabee.com.br/index.php/2020/03/02/como-fazer-o-tcc-rapido/(abrir em uma nova aba)> Acessado em: DIA de MÊS de ANO.

Indicações

Treinamento

Se você deseja fazer o seu TCC de forma rápida e está cheio de dúvidas, não sabe como começar, não sabe como definir o tema do trabalho, não sabe o que são os objetivos geral e específicos… Você precisa de ajuda!

Eu te indico o Curso TCC Sem Drama, do Professor Amilton Quintela. No treinamento do professor Amilton você vai encontrar:

Videoaulas que mostram um Roteiro Aprovado para você seguir e construir o passo a passo, o seu TCC; Modelos Totalmente Comentados de TCC’s para você seguir e Acelerar o seu trabalho; Uma técnica de 4 Passos Simples, baseada em palavras-chave, para você Direcionar e Acelerar a sua pesquisa de Referencial Teórico; Como Roteirizar os capítulos do TCC para não “travar” e produzir o conteúdo dos seus capítulos ou seções de maneira direcionada; E que eu acredito ser o grande Benefício do TCC Sem Drama: Orientação Online Personalizada.

Com o TCC Sem Drama você vai finalizar o seu trabalho em tempo recorde e com qualidade. E além de todas essas vantagens você ainda ter um super bônus:  Licença de UM ANO do editor que formata o seu trabalho direto nas normas da ABNT: o Mettzer.

Não perca mais tempo! Acesse o curso (click aqui para acessar página do curso) e saiba o que você precisa para ter seu TCC aprovado com o  treinamento do professor Amilton Quintela, o TCC Sem Drama.

Por: Diego A. Gonzaga | Publicado em 11 de março de 2021

Eng. de Controle e Automação, Mestre e Doutor em Eng. Agrícola, leciona nas disciplinas relacionadas a essas áreas do conhecimento e realiza acompanhamento de alunos no desenvolvimento dos trabalhos e projetos.

Método Pomodoro

Uma forma de alcançamos esse objetivo é nos organizar algum método, e de preferência um método bem estruturado que tenha grandes oportunidades de gerar bons frutos. Dentre os métodos existentes,…
Acreditamos que a educação é a melhor forma de transformar o Brasil em um país melhor para os brasileiros.
© 2019 · gonabee Escola Digital. Todos os direitos reservados.