Como fazer cronograma para o TCC

Então você está em uma conversa e alguém lhe pergunta: quanto tempo você vai gastar para executar a sua pesquisa? Pois é, você precisa saber quanto tempo vai levar para realizar o seu trabalho, quais tarefas serão realizadas e em que sequencia elas serão realizadas. Essas informações fazem parte do cronograma do seu TCC e te auxiliam no planejamento e na execução do projeto. Mas você sabe como elaborar o cronograma para o TCC? Neste post nos trazemos para você tudo sobre o cronograma. Leia e confira!

Por: Diego A. Gonzaga | Publicado em 29 de setembro de 2020

O que é um cronograma?

O que é um cronograma

De forma geral, um cronograma é uma representação gráfica de um calendário, de um plano ou de um projeto. É um gráfico demonstrativo que relaciona o início e o término das diversas fases de um processo operacional, dentro de um intervalo de tempo previamente determinadas para esse processo [1].
O cronograma é muito utilizado como instrumento de planejamento e controle de projetos, em que são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante o período estimado [2].

Porque fazer um cronograma para TCC?

pense como cientista

O TCC é um projeto longo e com diversas etapas. Memorizar todas essas etapas, sua sequência e datas de início e fim é quase impossível. O bom andamento do trabalho depende de um planejamento de atividades, definição de etapas e distribuição destas no tempo. Por esse motivo precisamos de ferramentas que facilitem o planejamento e a execução das atividades planejadas.
A construção de um cronograma facilita o gerenciamento do TCC e, naturalmente, o trabalho de quem está escrevendo. Além disso, esse elemento é exigido pela coordenação dos cursos e colegiados, nos projetos e alguns outros documentos, como requisito de avaliação, como forma de estabelecer prazos para a execução do projeto.

O que deve ter em um cronograma de TCC?

o que é o projeto de pesquisa

Antes de definir o cronograma propriamente dito, você precisa já ter definido algumas outras etapas do TCC. Essas etapas são:

O cronograma deve ser elaborado a partir do levantamento das principais atividades do projeto, e deve ser compatível com os objetivos específicos estabelecidos para a pesquisa [2].
De forma geral, o cronograma deve levar em consideração algumas atividades a serem realizadas [3]:

Essas atividades não são necessariamente etapas do cronograma, mas fazem parte de alguma dessas etapas, e devem ser consideradas na contagem do tempo.

 

Todo cronograma de TCC é igual?

Tipos de dissertaçao

Como você já deve ter percebido, todo TCC deve ter um cronograma para facilitar e organizar a sua execução. Porém, nem todos trabalhos de fim de curso tem cronogramas iguais. As etapas do TCC podem variar de acordo com as especificidades e necessidades do tema proposto, ou da área que se está trabalhando.
Ainda assim, de forma geral, os cronogramas seguem uma estrutura geral, com algumas adaptações dependendo da área. Para saber quais as especificidades do seu cronograma, procure se informar com o seu orientador ou a coordenação do seu curso se a sua instituição têm seu próprio modelo de cronograma, se esse modelo é obrigatoriamente ou apenas exemplo e etc.

A nossa nova ferramenta de acesso a conteúdo, uma biblioteca digital: a gonaTECA.

Sim, Agora você pode ter uma biblioteca em casa! A gonabee desenvolveu uma biblioteca digital para facilitar a sua vida mais uma vez! Na gonaTECA você vai encontrar muita informação de qualidade e ao seu alcance em apenas um click.

Como definir prazos de entrega?

o que não fazer no projeto

Os prazos são um das características mais importantes dos cronogramas. O cronograma deverá prever o tempo necessário para a sequência de execução de cada etapa da pesquisa. Planeje tudo com senso de realidade. Lembre-se de que o tempo passa rápido, principalmente quando não o desejamos que ele passe [4].
Para definir os prazos você deve recorrer a sua experiência e a experiências das pessoas ao seu redor. Procure se lembrar de quanto tempo você costuma gastar para realizar cada uma das atividades que pretende realizar. Para as atividades que você nunca realizou, procure se informar com o seu orientador e/ou com colegas que já tenham realizado esse tipo de trabalho. Lembre-se de perguntar sobre o nível de dificuldade encontrado por essas pessoas para que você possa adequar essas informações a sua capacidade e sua realidade. Além disso, estipule uma margem de segurança de 10% a 15% para que não hajam surpresas indesejáveis em todas as estimativas.
Outra questão que deve ser levada em consideração é que as atividades podem ser realizadas de forma concomitante, ou seja, você pode realizar mais de uma atividade do cronograma ao mesmo tempo. Essa é uma situação muito comum no processo de desenvolvimento de projetos científicos. A pesquisa bibliográfica por exemplo, será realizada durante todo o período do desenvolvimento do trabalho, paralelamente às outras atividades do trabalho. Por isso, você precisa levar em consideração essa situação quando for dividir o seu tempo disponível para a execução do trabalho.

Como fazer o cronograma para o TCC?

o que é um texto dissertativo

Ok! Já sei o que é e porque preciso fazer um cronograma. Sei também o que devo levar em consideração no momento de elaborar o meu cronograma. Mas como fazê-lo realmente? Como colocar esse planejamento no papel?
Para desenvolver um cronograma de projeto eficiente, você deve seguir os passos abaixo:

  1. Defina qual o intervalo de tempo você tem para distribuir todas as atividades necessárias para a realização do seu projeto;
  2. Defina as etapas necessárias para a realização de cada objetivo específico;
  3. Subdivida as etapas em atividades específicas;
  4. Estabeleça a provável sequências de execução das etapas e atividades de cada etapa;
  5. Estime o tempo de duração de cada atividade;
  6. Construa o cronograma distribuindo as atividades no tempo de acordo com a sequência estabelecida.

Como colocar o cronograma no TCC?

A representação mais comum do do cronograma no TCC é em forma de tabela, dispondo nas colunas os meses do ano da duração do trabalho, e nas linhas cada atividade a realizar. 

Nas linhas, abaixo de cada mês assinala-se o tempo necessário para a realização da tarefa como em uma “cartela de bingo”. Assim deixa-se claro quanto tempo cada tarefa exige e quando elas serão realizadas dentro do tempo disponível para a realização de todo o trabalho.

Como podemos observar no exemplo abaixo, as atividades estão descritas na primeira coluna e na primeira linha está indicado o tempo em meses, nos quais se distribuirá as atividades.

 

cronograma não preenchido
FONTE: [4]

Já nesse exemplo podemos observar a distribuição das atividades, o tempo disponível em meses. Está assinalado, também quando será realizada cada atividade e quanto tempo levará para ser concluída, com as marcações em X dentros dos quadros que relacionam as atividades (linhas) com os meses (colunas).

Cronograma assinalado com X
FONTE: [2].

Nos preparamos um modelo como toda a estrutura pronta para você aplicar no seu TCC ou projeto. Basta fazer o download, copiar o modelo para o seu documento e adaptar as etapas descritas no modelo as etapas do seu trabalho. Isso mesmo: crtl+c…ctrl+v e pronto! Seu cronograma está pronto. Aproveite e faça o download agora mesmo.

Lembre-se de respeitar o cronograma seu do TCC

Os atrasos fazem muito mal a qualidade do seu trabalho, a sua reputação junto a seu orientador e colegas e até mesmo a sua auto estima. Quando você atrasa etapas do cronograma a carga de trabalho aumenta e causa níveis altos de estresse, queda de rendimento rendimento e de qualidade. Por isso, mantenha-se atento ao cronograma, suas datas e tarefas.
Espero que essas dicas tenham sido muito útil para você. Se você gostou, compartilhe o texto com seus colegas!

  1. “CRONOGRAMA”. In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. [S. l.], 2008. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/cronograma. Acesso em: 28 set. 2020.
  2. RAMOS, IVONE MARCHI LAINETTI. Orientações gerais do TCC. São Paulo (SP): Centro Paula Souza, 2011.
  3. BICALHO, Gladys Gripp; BARROS FILHO, Antônio de Azevedo. Iniciação Científica: Como elaborar um projeto de pesquisa. Revista Cienc Med. Campinas, Campinas, v. 4, n. 12, p. 365-373, 28 set. 2020.
  4. FERRER, Walkiria Martinez Heinrich. Metodologia da pesquisa científica. Marília: Unimar, 2016. 55 p.

GONZAGA, D. A.. Como elaborar o conograma para o TCC. gonablog | gonabee Escola Digital, 2020. Disponível em <https://gonabee.com.br/index.php/conteudo/como-elaborar-o-cronograma-para-o-tcc/> Acessado em: DIA de MÊS de ANO.

Software Orientador de TCC

O Monografis 3.0 é um sistema online que serve para guiar o estudante passo a passo do resumo à conclusão do TCC, Artigo Científico, Monografia, Dissertações ou Tese.

Vantagens da ferramenta:

  • Curso Ensinando a Fazer um TCC Completo
  • Gerador de Elementos
  • Gerador de Sumário
  • Gerador de Capítulos
  • Assistente Para Escrita de Capítulos
  • Busca de Livros na Internet Dentro dos Capítulos
  • Exemplos de Outros Alunos no Software.
  • Licença Vitalícia Monografis

Tudo que você tem que fazer é seguir a orientação do Monografis e depois exportar para o Word já nas NORMAS ABNT.     O acesso é pela internet, por isso você pode ter acesso tanto via notebook ou tablet com acesso a internet. Seguindo um roteiro, você entende exatamente o que é e pra que serve uma monografia. O Monogafis utiliza o modelo do Word já configurado nas normas ABNT, montado por professores universitários participantes ativos de bancas examinadoras. Acesse e confira (link de acesso).

Método Pomodoro

Trabalhar por horas a fio é uma tarefa difícil e que demanda muita disciplina. Por mais dedicados que sejamos é muito importante buscarmos formas de sermos produtivos, mas sem causar…

Como fazer citação na ABNT

gonaBlog gonaTeca gonaClass Parceiros Contato Sobre Inscrição Como fazer citação na ABNT Passo a passo Facebook Instagram Link Para escrevermos nossos textos precisamos buscar informações em outros textos para compor…

Como meditar iniciante

Neste artigo apresentamos uma forma simples de como começar a meditar para um iniciante. Diminua o seu nível de estresse com a prática da meditação!

Artigos indicados

gonaBlog gonaTeca gonaClass Parceiros Contato Sobre Inscrição Artigos indicados Desinformação em relação a orientações médicas e as teorias da conspiração sobre a COVID-19 A pandemia de coronavírus viu um aumento…
Acreditamos que a educação é a melhor forma de transformar o Brasil em um país melhor para os brasileiros.
© 2019 · gonabee Escola Digital. Todos os direitos reservados.