Por: Diego A. Gonzaga | Publicado em 9 de setembro de 2021
Uma boa compreensão do método de programação em linguagem Ladder, incluindo os blocos funcionais, é extremamente benéfica para os profissionais da área de automação. Nesta quarta aula abordamos como são feitos os selos e como eles funcionam nessa poderosa ferramenta de programação de PLCs.
Há situações em que é necessário manter uma saída energizada, mesmo quando a entrada seja desligada. É comum a utilização de botoeiras nos acionamentos de circuitos industriais. Esse tipo de chave manual, pode ou não se manter fechada após o seu acionamento, nos casos em que ela não se mantém acionada, ou seja, o contato permanece fechado apenas enquanto o operador a mantém pressionada, é necessário implementar circuitos de selo, ou auto-retenção, para o acionamento de uma saída. O selo é um método que tem por objetivo manter o fluxo virtual de energia após uma chave ter sido pressionada e, em seguida, liberada.
O selo é feito a partir de um contato N.A. de uma bobina auxiliar, geralmente em paralelo, com o contato de acionamento que será pressionado momentaneamente. A partir do momento em que a saída é acionada, ela própria, mantém um caminho contínuo para si, por meio do contato auxiliar, que depende apenas do estado dessa saída.
Para desligar um circuito de selo é necessário introduzir um elemento que seja capaz de interromper o fluxo virtual de energia que aciona a saída. Normalmente, utiliza-se um contato N.F. que interromper o fluxo virtual de energia e desaciona a saída, e por consequência, abre o contato de selo.
A nossa nova ferramenta de acesso a conteúdo, uma biblioteca digital: a gonaTECA.
Sim, Agora você pode ter uma biblioteca em casa! A gonabee desenvolveu uma biblioteca digital para facilitar a sua vida mais uma vez! Na gonaTECA você vai encontrar muita informação de qualidade e ao seu alcance em apenas um click.
É uma configuração para os contatos de Ligar e Desligar em que, caso ocorra o acionamento simultâneo das duas chaves, o circuito sempre estará ligado.
Selo com prioridade no desligamento
É uma configuração para os contatos de Ligar e Desligar em que, caso ocorra o acionamento simultâneo das duas chaves, o circuito sempre estará desligado. É o mais utilizado por questões de segurança.
Por: Diego A. Gonzaga | Publicado em 9 de setembro de 2021
Eng. de Controle e Automação, Mestre e Doutor em Eng. Agrícola, leciona nas disciplinas relacionadas a essas áreas do conhecimento e realiza acompanhamento de alunos no desenvolvimento dos trabalhos e projetos.